Abdominoplastia

A abdominoplastia ou cirurgia plástica do abdome remove o excesso de gordura e de pele da região abdominal e reaproxima os músculos enfraquecidos ou separados da parede abdominal. É indicado para pacientes com abdômen flácido ou com excesso de pele . As causas mais comuns destas situações incluem: gravidez, envelhecimento, oscilações significativas no peso e hereditariedade.

A cirurgia consiste em uma incisão baixa, geralmente na altura da cesárea, sendo que os músculos são reaproximados e o excesso de pele retirado, tornando o abdômen mais plano e rígido. A lipoaspiração muitas vezes está associada, melhorando o contorno corporal.

É importante que o paciente esteja com o peso adequado no pré-operatório e que evite  oscilações significativas no peso no pós-operatório para a manutenção do resultado. Por esta razão, pessoas que estão planejando perder peso ou mulheres que consideram futuras gestações são aconselhadas a postergar a cirurgia de abdominoplastia.

A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a programa adequado de exercício físico. A abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele adicional que será removida, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo.